quarta-feira, 28 de maio de 2008

(aula 8) OBJETIVOS E METAS

OBJETIVO:
é o alvo ou ponto que se pretende chegar, situação ou resultado do futuro que administrador deseja alcançar. Um objetivo seria a medida qualitativa de um fim, de um destino, o qual a empresa irá definir o que será necessário para atingi-lo, como fazer para que sejam alcançados e quando eles serão atingidos.

Os objetivos são desmembrados basicamente em Objetivo Geral e Objetivo Específico:

OBJETIVO GERAL:
Diretamente ligados aos aspectos qualitativos da empresa, direcionado pelas expectativas da empresa por meio da Missão, iniciando uma análise da disponibilidade de recursos e atribuições das áreas da organização. (REBOUÇAS, 2000).

OBJETIVO ESPECÍFICO:
Relacionam-se com as áreas funcionais da empresa e os objetivos gerais. Pode-se enxergar uma forma mais quantificável nesse tipo de objetivo, podendo fazer parte do planejamento táctico da empresa ou simplesmente um foco maior no objetivo geral da organização.


METAS:
são as quantificações dos objetivos da empresa. As metas são as definições de prazos, os esforços extras necessários, os recursos de que a empresa irá precisar para alcançar os objetivos. De forma hierárquica, as metas procuram estabelecer os parâmetros necessários para os objetivos. (REBOUÇAS, 2000).

Nenhum comentário: